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Foniatria

Distúrbios de comunicação estão intimamente relacionados a déficit de aprendizagem, que podem levar a um prejuízo intelectual grande, principalmente na criança. Eles podem ser decorrentes ou não de perda auditiva e estar associados ou não ao autismo e a algumas afecções neurológicas ou psiquiátricas.

O importante é esclarecer o caso o quanto antes e iniciar precocemente o tratamento.
Atraso de linguagem, gagueira e distúrbios da comunicação podem ser tratados com grande sucesso, promovendo grande melhora no convívio social e aquisição de novas habilidades linguísticas.

Se você desconfia que seu filho(a) ou neto(a) tem algum problema de comunicação, de linguagem e de aprendizagem, agende uma consulta com a Dra. Márcia.

Perguntas Frequentes

Cada criança – com ou sem Síndrome de Down – tem seu próprio ritmo de aprendizagem. Não há uma tabela matemática a ser seguida, obrigatoriamente. É possível sim, dar estímulos que otimizem o desenvolvimento do potencial da criança, de forma que ela domine mais rápido a linguagem. 

Você pode contribuir com a aceleração deste processo: 

  • Conversando o máximo possível com a criança, olhando para ela, com sua boca ao nível dos olhos da criança; 
  • Praticando brincadeiras que envolvam elementos simples, do universo da criança: partes do corpo, alimentos do dia-a-dia, brinquedos da própria criança, pessoas da família, cores, animais, etc.; 
  • Estimulando desenhos, comentando a “obra de arte”, as cores, as figuras e até histórias, sobre o que foi representado no papel, pela criança; 
  • Limitando o uso de telas: TV, computador, celular, tablet – abaixo de 2 anos, se possível, a zero. 
  • Cantando e dançando com a criança; 
  • Resistindo à tentação de entregar “de bandeja” tudo que a criança aponta com o dedo. Aguarde que ela fale o que deseja – ainda que fale errado. Mesmo que fale “aga”, em vez de “água”, por exemplo, já é melhor do que simplesmente apontar com o dedo.  

Assim, temos crianças com Síndrome de Down que aprendem a falar com 2 anos, dependendo do ritmo da criança e dos estímulos fornecidos. Outras, vão aprender com 3, 4… 10 anos… Cada uma no seu ritmo. A abordagem da Otorrino e da Fonoaudiologia poderão ajudar bastante neste processo!