Otologia
Você merece ouvir bem! Comunicar-se melhor com o mundo e viver uma vida plena!
Está na hora de cuidar da sua dificuldade em ouvir e entender as pessoas. Além de cuidar da perda de audição, a Dra. Márcia trata problemas como zumbido no ouvido, tumores benignos e malignos dentro do ouvido, paralisia facial periférica, secreção (“purgação”) no ouvido, otites (infecções de ouvido) agudas e crônicas, orelhas de abano e também cera no ouvido / lavagem de ouvido.
Perguntas Frequentes
Nem todos. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas usa dispositivos inadequados, com volumes de som inapropriados para os ouvidos humanos, acarretando lesão e dano à audição. Hoje, em dia, são comuns no consultório pacientes de 20 a 30 anos que necessitam aparelhos para surdez, causada por exposição excessiva ao ruído dos fones de ouvido – agravada por abuso no volume da televisão, shows de música, equipamentos eletrônicos em geral.
Cada caso deve ser analisado individualmente. De forma geral, por volta dos 5 anos de idade.
Em pacientes que tiveram, em algum momento, um ou ambos os tímpanos perfurados, seguido ou não de correção cirúrgica, não recomendamos mergulhar a cabeça em piscinas, mar, rio, etc. O risco de nova perfuração timpânica é elevado, mesmo muitos anos após cirurgia. Caso o paciente insista em mergulhar os ouvidos na água, assumirá este risco. O uso de tampões de silicone para os ouvidos reduz a entrada de água, mas não impede totalmente. Para estes pacientes, sugerimos a procura de outro esporte, sem risco de entrada de água nos ouvidos.
É fato que, com o passar dos anos e a chegada da idade mais avançada, nossa audição sofre um desgaste natural. Mas da mesma forma que usamos óculos para enxergar melhor, podemos, inclusive, investigar a perda da audição e encontrar uma forma de melhorar esse sentido, mesmo que seja através do uso de aparelhos. Eu voto a favor do envelhecimento com saúde e bem-estar! E você?